Categoria: Artigos
Data: 24/09/2023

Você considera a pregação da Palavra algo importantíssimo? Imagino que sim. Por isso o pregador da Palavra deve se preparar arduamente para expor com fidelidade dentro do tempo proposto toda a ideia do texto, bem como a contextualização e aplicações para seus ouvintes. Mas e o ouvinte da palavra? Da mesma forma que o pregador se prepara, o ouvinte também. Por isso separei para você uma série de dicas de como se preparar para ouvir as pregações de qualquer pastor!

1. Expectativa de que Deus vai falar. Ao ouvir um sermão, deve-se ter a expectativa de que Deus está se comunicando através do pregador. É importante orar pelo pregador e por si mesmo, buscando ouvir a voz de Deus na mensagem. Você tem orado pelo seu pastor durante a semana?

2. Admitir que Deus sabe o melhor: Reconhecer que a autoridade das Escrituras e a sabedoria de Deus estão acima das próprias opiniões e desejos. Estar disposto a ser moldado pela Palavra de Deus. Mesmo que o pastor diga algumas coisas duras ou aparentemente sem sentido, considere marinar o sermão em sua mente. Não deixe que sua opinião obstrua seu entendimento.

3. Verificar se o pregador está fiel à passagem: Certificar-se de que o pregador está expondo fielmente o significado da passagem bíblica. A autoridade do pregador vem de comunicar o que as Escrituras dizem, não as vontades dele. Em muitas igrejas pessoas tem sido desviadas do Caminho por darem ouvidos a pregações meramente humanas.

4. Ouvir o sermão na igreja: A internet nos oferece um vasto cardápio de pregações, desde aquelas mais densas como um arroz e feijão do almoço diário á uma mais leve e nutritiva para começar o dia. Que bom que você tem se enxarcado de pregações bíblicas, mas causaria estranheza saber que você, com o coração cheio da Palavra, desconsidere a importância de ouvir sermões na sua igreja. Algo de errado não está certo! A assembleia da igreja é onde os crentes se reúnem sob a autoridade da Palavra de Deus.

5. Comparecer regularmente à igreja: A consistente frequência na igreja lhe concede continua oportunidade para ser moldado e edificado pela Palavra de Deus. Não se limite ao sermão dominical, participe das demais atividades de sua igreja durante a semana.

6. Fazer o que a Bíblia diz: Ouvir um sermão não é apenas adquirir conhecimento, mas também agir de acordo com a Palavra de Deus. É importante refletir sobre como aplicar a mensagem em sua vida e agir de acordo com a fé. A sabedoria consiste em praticar o que se aprendeu.

7. Hoje, faça o que a Bíblia diz, e alegre-se: Enfatizar a urgência de obedecer à Palavra de Deus sem adiamentos e encontrar alegria na verdade das Escrituras.

Com essas dicas você vai tirar muito mais proveito de sermões e estudos. Sinceramente desejo que você cresça em sua caminhada de fé através das Escrituras. Dependa do Espírito Santo e comece a agir!



Autor: Rev. Arnaldo Matias   |   Visualizações: 45 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp

Deixe seu comentário